Uma delícia!

Leite Materno: Leite de Transição

E haja leite!

O bebé precisa, a natureza dá. Desde o colostro até  ao leite maduro, com uma breve passagem pelo leite de transição. É deste último que por aqui se fala.

__________________

Pequena nota antes de começar: Não existem três tipos de leite. Existem, sim, três fases distintas pelas quais o leite materno passa. Cada uma delas em resposta a diferentes fases de desenvolvimento do bebé.

__________________

Falemos então sobre o Leite de Transição

É produzido entre o colostro e o leite maduro. Por outras palavras e dizendo exatmente o mesmo, é uma fase intermédia da produção de leite materno.

 

Já ouviram falar na subida de leite? Há que lhe chame descida de leite, e não está errado. Pois é! O leite de transição é o grande responsável por esta previsível, embora nem sempre adorada, fase.

Aparece entre o 4º e o 5º dia após o nascimento do bebé. A sua aparição é, digamos, exuberante. As quantidades ínfimas de colostro dão lugar a cerca de 600-700 ml de leite produzidos por dia.

É um leite incrivelmente dinâmico. Dinâmico, no sentido em que a sua composição muda de forma alucinante. Mais do que em qualquer outra fase. Os componentes que existem são grosseiramente os mesmos mas a sua quantidade vai variando.

 

E porque é que isso acontece?  Porque acompanha as mudanças do bebé. Ora, existe mudança maior do que o nascimento e a adaptação ao mundo cá fora? Duvido.

  • Do quentinho do útero à temperatura variável;
  • Da calma e do embalo constantes ao bombardeio de diferentes e novas sensações;
  • Da certeza da presença da mãe sentida em cada batida cardíaca à necessidade de colo, de toque, e da vibração da sua voz.

 

Meus caros, é só um bebé e é muita adaptação. E o leite materno, em todas as suas fases, não excluindo a fase do leite de transição, ajuda a suavizar a adaptação a todas estas novidades.

 

No final do primeiro mês, a coisa lá se compõe e a mudança abranda. É nessa altura que o leite de transição dá lugar ao leite maduro.

 

Fascinante, certo?

O que fui cuscar para este Pedaço!


Mais, só para parceiros do aleitamento e curiosos

Leite Materno: Colostro

Quem é que disse que não tens Leite?! – Subida (ou descida) de Leite

Toque, Contacto Pele-a-Pele

Aleitamento Materno Exclusivo e Imediato

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *