Sabem aquele emoji em que o bonequinho tem a cabeça a explodir? Foi assim que fiquei, até ao santo dia de hoje, após ter descoberto o ritmo circadiano do leite materno.
O ritmo quê?
Ritmo circadiano do leite materno.
Primeiro, o que é o ritmo circadiano?
Basicamente, um smartwhatch. Para os mais tradicionais, um relógio. Só que biológico, invisível e que está presente em cada um de nós. É por causa dele que sentimos sono à noite e estamos despertos durante o dia.
Segundo, o que é ritmo circadiano do leite materno?
Para que nos sintamos acordados ou pedrados de sono, determinadas substâncias circulam no nosso organismo. Apesar da grande probabilidade da mãe se encontrar em privação de sono, vai ter em circulação essas substâncias. Durante o dia (embora possa parecer que não) vão circular as substâncias que a mantêm acordada, durante a noite as que a adormecem.
O que me causou surpresa foi descobrir que algumas dessas substâncias foram identificadas no leite materno, na proporção que respeita o ritmo circadiano. Estão a ver? Ritmo circadiano do leite materno!
Isto quer dizer que os bebés, durante o dia, vão estar a ingerir substâncias que os mantêm acordados e durante a noite substâncias que os convidam a dormir. Uma das responsáveis pela nossa vontade de dormir é a melatonina, que aparece no leite materno materno noturno.
E como o bebé nasce com toda a imaturidade que lhe é característica, é incapaz de produzir determinadas substâncias. Uma delas, a melatonina. Onde as vais buscar? Claro que à…
Eu gosto de ver a coisa da seguinte maneira: para além de todos os benefícios da ingestão do leite materno já amplamente divulgados, este também ensina o bebé a dormir de noite!
E há mais! A melatonina não dá só sono. Tem efeito zen, ou seja, relaxante. É sabido que relaxa toda a musculatura gastrointestinal, o que culmina em menos ataques de cólicas!
Yup! Bebés que mamam têm menos cólicas do que os bebé alimentados com leite artificial.
A Liga La Leche conclui duas coisas
Eu assino por baixo!
Ponto 1
O leite artificial não tem hipóteses, no que toca a pontos ganhos com os benefícios que oferece aos bebés. O leite artificial nunca vai ter estes preciosismos ao nível da composição que respeitam a biologia de forma ímpar.
Ponto 2
Mesmo que o bebé não seja amamentado o leite pode ser extraído e oferecido à hora da extração. E se, por exemplo, o leite extraído hoje pelas 13h não for oferecido, pode ser dado noutro dia pelas 13h também. Nunca se sabe, pode ser que o bebé aprenda a utilizar o smartwhatch de uma vez por todas.
Se isto não é fantástico, então não sei!
P.S.– Sinto o calor das labaredas de olhares mortíferos dos pais e mães bosses que amamentam e estão em privação de sono tal capaz de transformar qualquer um em Zombie. Não estão esquecidos. Bem sei que bebés não trazem manual de instruções. Em outro momento falarei sobre o ciclo de sono do bebé. A minha sincera admiração para todos vocês! Coração.
O que fui cuscar para este Pedaço!
- https://www.llli.org/breast-milks-circadian-rhythms-2/
- https://www.hospitaldaluz.pt/pt/guia-de-saude/dicionario-de-saude/P/398/perturbacao-ritmo-circadiano